quarta-feira, 13 de julho de 2011

Palmeiras sem Luan: alternativas

Muito se especula na mídia sobre a possível saída de Luan para o Toulouse. O valor da negociação é alto, gira em torno de R$ 7 milhões (leia aqui), e caso a compra em definitivo não se oficialize, a curto prazo, é preciso criar alternativas.

O jogo contra o América-MG pode ter sido um teste para a lateral esquerda. Rivaldo não tem sido relacionado pelo DM, Gabriel Silva não estava disponível e Chico acabou improvisado na posição. O jogador tem atuado como volante e zagueiro, mas ainda não tinha sido experimentado por lá. No jogo contra o América, não foi fundamental no apoio, mas apresentou bons números, acertou mais passes que a média do time (82% contra 79%) e, defensivamente, fez vários desarmes, que é basicamente o que se esperava dele. Veja abaixo:

Estatísticas: UOL.com.br

Diante deste cenário, ainda sem a chegada de Martinuccio, Valdívia, Rivaldo e Kléber (machucado), e caso a saída de Luan seja confirmada, a curto prazo, vejamos algumas alternativas, sem alterar o esquema atual, 4-2-3-1:

1) Improvisar Tinga pela esquerda. Patrik tem atuado bem como armador e é pouco provável que Felipão coloque o jogador na posição de Luan, a menos que se altere o esquema tático. Talvez opte por experimentar Tinga pela esquerda. Ofensivamente, o time perde, mas defensivamente, a perda não é tão grande pelo fato de Tinga ser volante.


2) Improvisar Márcio Araújo no lugar de Luan. O que não falta ao Palmeiras são volantes. Márcio Araújo é versátil e poderia entrar provisoriamente no lugar de Luan, sem perder o apoio de Gabriel Silva pela esquerda e sem alterar o esquema tático mais utilizado. Chico faria a função de Márcio Araújo. Entretanto, Márcio tem sido peça fundamental ao lado de Marcos Assunção e apoia bastante pelo lado direito, auxiliando Maikon Leite e Cicinho na criação de jogadas de ataque. A perda ofensiva, diretamente, pode ser pequena, mas a perda ofensiva indireta é enorme. Pouco provável.


3) Improvisar Chico na lateral esquerda e avançar Gabriel Silva: o volante não tem sido utilizado já que Márcio Araújo e Marcos Assunção atuam regularmente no centro. Para compensar a perda ofensiva pela lateral, Felipão poderia avançar Gabriel Silva. Ofensivamente, o time não tem tanta perda, já que o lateral já é conhecido por apoiar bem o ataque. Defensivamente, o time perde, mas não tanto, por tratar-se de um defensor de origem, ou seja, com características de marcação apesar de não desempenhar tão bem essa função.


4) Improvisar Márcio Araújo na lateral esquerda e avançar Gabriel Silva: similar à opção anterior, tem como diferencial o fato de Márcio Araújo já ter sido utilizado por lá mais frequentemente, o que não ocorre com Chico. Porém, como já foi dito anteriormente, tudo que envolve a mudança de posição de Márcio Araújo altera signifativamente a dinâmica do time pela direita. E a perda é muito maior que o ganho de transformar Gabriel Silva em um ala.

Mudando o esquema para o 4-3-1-2:

1) Chico na linha de volantes, Patrik na armação, Wellington Paulista e Maikon Leite no ataque: Essa opção é bastante prática, sem alterar em nada as peças do time. A troca de Lincoln por Patrik pode melhorar o time, o problema é que Felipão já testou essa formação e levamos 2 a 0 do Ceará... 

Mudando o esquema para o 4-4-2 (4-2-2-2):

1) Patrik pela esquerda, Tinga pela direita: Wellington Paulista e Maikon formariam a dupla de ataque, com Patrik e Tinga às costas. Gabriel Silva continuaria na lateral esquerda, Marcos Assunção e Márcio Araújo permaneceriam formando a dupla de volantes.

Tentei enumerar algumas alternativas, mas a mais provável alteração a curto prazo parece ser essa última (Patrik no lugar de Luan e Tinga ajudando pela direita). Agora é aguardar para ver o que o técnico campeão do mundo fará. Uma coisa é certa: Felipão deve estar coçando - e muito - a cabeça para ver quem substituirá Luan pela esquerda.

Difícil tarefa para quem já teve Cristiano Ronaldo atuando naquela posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário