sexta-feira, 8 de julho de 2011

8ª rodada: Palmeiras 1 x 1 América-MG

estatísticas: UOL.com.br


Time sem criação, velho dilema
Não sei se é insistência do treinador em manter o jogador no elenco para justificar sua contratação, mas acontece que o rendimento de Lincoln vem caindo jogo após jogo e isso já foi apontado no blog. Enquanto isso, Patrik não tem uma sequencia de jogos, o que impede a evolução do jogador na ausência de Valdívia e sem a chegada de Martinuccio. O fato é que o Palmeiras desperdiçou a oportunidade deixada por um adversário em queda livre, com meias que não conseguiram infiltrar na defesa alviverde (e foram substituídos) para servir Alessandro e principalmente Fábio Júnior, que não fez uma boa partida. Aliás, esse último foi peça-fundamental, pois deu lugar a Kempes, que seria decisivo para o América.

Wellington Paulista atuou, e de novo, não rendeu o que prometeu. Com a falta de criatividade no centro do 4-2-1-3 (4-2-2-2 sem a bola), o time dependeu novamente das bolas paradas. Chico atuou improvisado na lateral esquerda, e Dinei entrou no lugar de WP ao final da partida. Patrik entrou no lugar de Lincoln, João Vítor no lugar de Cicinho, basicamente, Felipão fez o que tinha que fazer, tirou quem não estava rendendo para tentar jogadores zerados.


Zagueiro bom se redime
Tenho uma teoria: (bons) zagueiros que vacilam tem grande chance de se redimir, ainda no mesmo jogo. A  função do zagueiro comum é dificultar a vida do atacante. Bons zagueiros impedem que os gols aconteçam. Por isso os vacilos contam tanto na vida de um zagueiro. É como se diz no Tênis, um "erro não forçado", um pequeno "pecado", mas que no caso do zagueiro, atuando mais próximo ao gol, objetivo adversário, prejudicará - e muito - o time, com grande risco para a titularidade.

Faça um teste: procure no google "zagueiro marca contra e a favor", "zagueiro marca a favor e contra", "zagueiro se redime", "zagueiro de vilão a herói". São várias ocorrências. No Palmeiras não é diferente, quem não lembra do gol de Danilo na vitória contra o Atlético-PR no final do Brasileiro de 2009 que custou aos cofres do Palestra R$ 100 mil? Na noite seguinte, o zagueiro foi celebrado como herói, mas poucos se recordam que o gol do Atlético foi dele também, contra.

Contra-ataque do Coelho e Redenção
No contra-ataque armado por Kempes, Murício Ramos tinha ido à grande área. Voltou atrasado, não marcou Alessandro, que sobrou pela direita no lançamento do próprio Kempes, e fez para o Coelho.

Quando o meio-campo não funciona, a única arma que resta é a bola parada. E nisso, o time tem feito um excelente trabalho, principalmente com a ajuda de Marcos Assunção. Ele lançou a bola na pequena área, Chico tentou cabecear, a bola passou dele e resvalou no zagueiro do América. Na sobra, ele, Maurício Ramos, descontou para o Palmeiras.

Empate, novamente com sabor de derrota. Com isso, o time pega o Santos na próxima rodada sem a vice-liderança.

Considerações
Meu palpite é que Lincoln não será titular. Contra um Santos debilitado, talvez seja pouco deixar um meia isolado na criação para superar Arouca e Danilo, e Felipão poderá escalar Tinga/ Patrik pela meia-direita, Luan na meia-esquerda e no ataque, WP e Maikon no 4-2-2-2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário