terça-feira, 25 de outubro de 2011

Felipão sinaliza Verdão no 4-4-1-1

Felipão sinalizou mais uma mudança tática. Não resolve mas é a postura mais precavida, marca do Felipão diante do elenco que tem e alimento garantido para os que o chamam de "retranqueiro".

Diante das ausências de Maikon Leite, Luan e Ricardo Bueno (questões contratuais), e com as más atuações recentes de Gabriel Silva e Márcio Araújo, algumas atitudes foram - corretamente - tomadas.

Sem Luan pela esquerda, o jeito era colocar alguém para marcar, só marcar. A melhor opção, por incrível que pareça, era Rivaldo. Só que Gabriel Silva também não tem atuado bem. Então Rivaldo começou na lateral e Patrik na frente. Depois, Gerley entrou na vaga do Patrik e Rivaldo avançou. Na minha opinião, essa deveria ser a formação titular. Ficamos então com uma linha repleta de volantes à frente da zaga, Valdívia isolado na criação de jogadas e Fernandão à frente.

O time sinalizado no 4-4-1-1 me faz pensar algumas coisas.

É certo que a linha de quatro jogadores não fará estrago algum ao time adversário. Tecnicamente, são todos volantes, jogadores de meio-campo cuja principal característica é a marcação, não a criação, muito menos a finalização. Já viu algum deles acertar um chute? Arriscar de fora da área? Dar uma assistência? Pois é.

Um time que atua bem no 4-4-1-1 é o Tottenham. Os Spurs atuam com dois volantes, um de contenção e outro com mais saída para "empurrar" o jogo pra frente, e nas alas, jogadores extremamente rápidos e com qualidade no cruzamento, Gareth Bale e Aaron Lennon. Mesmo que conte com apenas um desses jogadores,  é crucial para o fluxo do jogo a presença de pelo menos um deles.

O problema do Verdão é que não temos nenhum jogador com essas características.Temos, geralmente, Luan e Maikon Leite caindo pelos lados do campo e se no quesito finalização as coisas não vão bem, no quesito cruzamento a coisa nunca existiu.

Com os volantes na próxima partida, o panorama é fácil de analisar:

  • perdemos as finalizações, o que é pior, porque antes nós tinhamos, mesmo que em pouca quantidade devido à qualidade técnica com que vinham sendo executadas.
  • nada ganhamos em termos de assistências, o que não é pior, dado que nunca tivemos bons jogadores nesse quesito.
  • ganhamos na marcação. Na teoria, claro.

Valdívia deve, portanto, ficar isolado na criação de jogadas. Fernandão se virando como pode na pequena área. Se o Mago pode jogar centralizado, porque não pode atuar pela direita? Isso abriria espaço para a entrada de Carmona. Mesmo que não tenha atuado bem com a bola correndo, é uma referência nas bolas paradas. Os cruzamentos que perdemos com a lesão do Kid, poderíamos ganhar novamente com o jogador. O problema é que Luan saiu. E se o Luan sai, alguém tem que ficar pra marcar na esquerda. Rivaldo poderia ficar na lateral esquerda, mas não rende. E deixar isso tudo acontecer é arriscado demais para o coração do Felipão, que já tá véio. Por isso, Carmona e Valdívia não atuam juntos.

Com isso ficamos à mercê dos lampejos de magia do chileno e de alguns corre-corres com o Cicinho pela direita. Nada mais que isso. Ligação direta, chutão de longe para a arquibancada, cruzamentos ruins. Isso vamos ver bastante.

Moral da história: outro jogo feio, sem criatividade, sem agressividade, com queda de qualidade técnica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário