quarta-feira, 28 de setembro de 2011

São as assistências, Felipão!

Quando a fase é ruim, é preciso mudar. Se não há mudanças, o jeito é insistir no erro.

Não tenho nada contra o Kléber. Ainda acho que ele é o melhor jogador, tecnicamente, do nosso time. Só que nesse esquema não funciona. Está no time porque o resto consegue ser pior que o resto do elenco. Apesar de dar mais volume de jogo na frente, atuando mais como meia do que como um atacante propriamente dito, prende muito a bola, enrosca a dinâmica do time. Caso o Carmona (ou o Valdívia, retornando de lesão. Sinceramente, prefiro que o Carmona jogasse, porque a fase técnica do Valdívia está deixando - e muito - a desejar. Se contarmos a relação custo/ benefício então...), com uma sequência de jogos, consiga entrosar e dar qualidade ao centro, na minha opinião, é justamente ele - Kléber - quem deveria sair.

Com o meia atuando regularmente, poderíamos entrar de cabeça no 4-2-3-1 propriamente dito. Luan já atua aberto pela esquerda, meio volante, meio atacante, meio ala, o nosso exclusivíssimo LFB, left-forward-back. Com ele e Maikon Leite atuando bem abertos pelas pontas, o meia, no caso Carmona, ficaria incumbido da distribuição das jogadas para as laterais do campo ou diretamente com Fernandão. Para que Fernandão fosse acionado constantemente, seria necessário que Carmona atuasse muito avançado, que é a posição original do jogador. Na minha opinião, isso só é possível com um  segundo volante com boa saída para o ataque. Márcio Araújo tem boa saída, mas ainda é pouco para o Palmeiras, mesmo sendo "homem de confiança" do Felipão.

A presença dos pontas faz com que essa pressão criativa possa ser distribuída para os lados do campo, e o meia atacante poderia atuar com mais liberdade. Márcio Araújo saindo pela direita, Kid fixo pelo centro, Carmona caindo mais pela esquerda, que é onde costuma jogar. Fernandão fazendo o pivô e, quando a bola cair por uma das laterais, seja com Luan ou Maikon, posicionando-se na pequena área para receber um cruzamento. O ideal, nesse caso, seria a adaptação dos jogadores para essa função de realizar assistências pelas laterais. Luan cruza muito mal e tanto ele quanto Maikon são melhores na finalização do que nesse quesito. Resumindo, continuarão fazendo o corre-corre em direção à grande área e chutando, independente da qualidade da finalização, ao invés de realizar uma assistência. E nessa reta final de Campeonato, acho difícil que Felipão os coloque para treinar esse tipo de jogada.

Em quantidade de assistências, comparando jogadores que atuam pelos lados do campo de outros times com os nossos jogadores, a diferença é gritante. Vamos pegar os dois meias do Botafogo, Maicosuel (esquerda) e Elkeson (direita). Maicosuel tem até o momento 10 assistências. Luan tem 4. Elkeson, pela direita, 17. Tinga, 0. Nosso "garçom", Valdívia, tem 4. Pela quantidade de vezes que Felipão escala Tinga, não tenho certeza de que ele olha os números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário