terça-feira, 20 de setembro de 2011

Palmeiras no 3-5-2?

Sim, poucas são as chances, mas não custa sonhar e bancar, nem que por um instante, o papel do Bigode. Além do mais, são tantas as "Felipadas" que todo palmeirense já teve ao menos aquele palpite do tipo "tira um volante, bota um atacante!", "esse cara é muito ruim, tira ele daí", entre outros.

Para o clássico jogaço entre Palmeiras e Ceará no Marac... Canindé, teremos vários desfalques para as laterais. O retorno de Gabriel Silva não me agrada muito, como lateral, não tem servido nem ofensivamente, nem defensivamente, mas Felipão o utiliza bastante e Gerley conseguiu entrar em campo para ser expulso contra o Avaí. Como Cicinho está lesionado, Felipão pode ter de usar Márcio Araújo como lateral direito novamente. Chico está comendo a bola como volante e o treinador dificilmente o deixará mais recuado.

Como disse no post anterior, o uso de Márcio Araújo na lateral direita é apenas um tapa-buraco e arrebenta com a dinâmica de jogo pela direita. Pra melhorar o entendimento, explico. O time do Felipones é um 4-2-2-2 que alterna para o 4-2-1-3 com a bola. No ataque, com Kid mais fixo, o meia armador apóia mais o lado esquerdo auxiliando Luan enquanto Márcio Araújo, nosso segundo volante, apóia mais pelo lado direito do campo. O problema é que o esquema supõe que os laterais estejam em campo. Concluindo, quem irá fazer o papel de Márcio Araújo é Tinga (joga muito hein... PQP), e o de Cicinho, Márcio Araújo. Entendeu agora porque a direita não vai funcionar? E o pior, acho que Felipão vai pro jogo assim mesmo.

Palpite:

Esquema do Bigode: 4-4-2 (4-2-2-2 variando para o 4-2-1-3, as EVER)
Deola; GS, Maurício Ramos, Henrique e Márcio Araújo; Kid e Chico; Luan e Tinga; Kléber e Fernandão (ou Maikon Leite).

Resultado? A direita não vai funcionar, Fernandão/ Maikon vai ficar isolado novamente porque Tinga vai jogar aquele bolão de sempre. Chico novamente vai ser o destaque da partida (todo mundo o elogiou, e com razão, mas ninguém se pergunta o porquê dele se destacar), Márcio Araújo muito discreto na lateral, subindo pouco ao ataque. Basicamente, pode jogar o lado direito do time fora. Posso queimar a língua amanhã, mas as chances são grandes de termos meio time. Pelo lado esquerdo, as perspectivas não são das melhores. Gabriel Silva não vem jogando porra nenhuma desde o mundial, apóia pouco e marca muito menos. Sem o meia armador caindo por lá, ficaremos no corre-corre desenfreado do Luan mesmo. Kléber, lógico, voltando desesperadamente porque a bola não chega e Fernandão, um dos poucos lúcidos, ficará próximo à área, fazendo o pivô (que faz bem e inteligentemente, pelo que vi nas 4 ou 5 últimas partidas) e aguardando uma bola pelo alto ou em condições de finalizar. O que nos resta? Bola parada, claro. Na sorte, resolve. Chance grande de empate, pequena de ganhar ou perder.

Meu esquema "diferenciado": 3-5-2
Deola; Chico, Maurício Ramos e Henrique; Luan (ala esquerda), Marcos Assunção e Márcio Araujo (volantes), Maikon Leite (ala direita), Carmona (armador); Kléber e Fernandão (atacantes).

Resultado? As dinâmicas de jogo, tanto pela direita quanto pela esquerda não se afetam mesmo com a saída dos laterais. Com três zagueiros, Luan e Maikon podem se posicionar mais adiantados. Com Kid fixo, Carmona faz o apoio pela esquerda e Márcio Araújo o apoio pela direita. Kléber não precisaria recuar tanto com a presença do meia, e com os dois atacantes próximos à meta adversária, melhor para nós palmeirenses, pior para quem estiver no caminho.



Se você acha que o Felipão vai botar o time no 3-5-2, continue sonhando. Todos sabem que o Bigode, na melhor das hipóteses, segue a linha do Heleno Herrera, pai do Catenaccio. A filosofia é menos a de marcar um tento a mais do que a de conceder um gol a menos. Mete volante neles Felipão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário