domingo, 14 de agosto de 2011

16ª rodada: Palmeiras x Vasco


O Palmeiras veio a campo no esquema habitual, com apenas algumas mudanças no ataque e na defesa. Maurício Ramos, com dores musculares, deu lugar a Henrique. Chico entrou no lugar de Marcos Assunção, suspenso pelo terceiro amarelo e no ataque, Dinei entrou no lugar de Maikon Leite.

Do lado vascaíno, o time veio sem o craque Diego Souza, armado no 4-2-2-2, alternando para o 4-2-3-1 sem a bola. Rômulo e Jumar fizeram as costas de Juninho Pernambucano, centralizado, Felipe caindo na esquerda e Éder Luis pela direita. Elton fixo como centro-avante.

1T: Começo equilibrado, Palmeiras melhor
Os dois times começaram atacando, o Vasco trabalhando mais a posse de bola, o Palmeiras atuando no contra-ataque. Porém, o que o time carioca ganhou em qualidade com os dois meias-trintões, perdeu em velocidade. Os dois jogadores contribuem para deixar o time lento (facilitando o encaixe da marcação) e com a subida dos laterais, o Vasco ficou muito exposto aos contra-ataques. Na base da velocidade, aos poucos o time paulista começou a dominar o jogo, explorando tanto pela direita, com Cicinho, e principalmente pela esquerda, com Luan e Gerley, sobrando por aquele lado. Valdivia se apresentou bem novamente, com preparo físico cada vez melhor e fazendo passes em profundidade com perigo. Aos 20', Luan cruzou rasteiro para o meio, a bola passou por todo mundo e quase entrou. Dinei se posicionou muito bem na área e em outra jogada quase abriu o placar.

2T: Vasco veloz, erros de pontaria
O Palmeiras sentiu o calor no segundo tempo e reduziu a velocidade das jogadas. O excesso de chances perdidas foi fundamental para a reação vascaína. A impaciência dos jogadores aumentou os passes errados do time e facilitou a armação dos contra-ataques adversários. Na ausência de jogadas coletivas, sobrou o que o Palmeiras sabe fazer de melhor, as bolas paradas. O time conquistou muitos escanteios, e em um deles quase chegou ao gol, com Chico acertando o travessão logo aos 2'. Aos 11', Ricardo Gomes começou a fazer as mudanças que mudariam a partida. Colocou o bom meia Bernardo no lugar de Éder Luis, que pouco conseguiu realizar com a marcação pesada em cima dele. Aos 16', Juninho saiu para a entrada de Leandro. O time ficou mais veloz, Felipe melhorou na armação, mas mesmo assim o Vasco não foi capaz de superar a falta de pontaria. Com os dois lados sem conseguir superar suas deficiências de finalização e criação, sobrou para a bola parada decidir. E novamente, o Vasco teve melhor sorte. Bernardo, aos 35', marcou em linda cobrança de falta. 1 a 0, placar final.

Considerações
O time evoluiu em alguns pontos. O entrosamento melhorou, e se hoje não contava com Marcos Assunção, conta com um Valdívia cada vez melhor na ligação do meio para o ataque. O chileno deu passes em profundidade, fisicamente já atende e pode jogar mais. Enquanto o Vasco esteve lento, o Palmeiras pode encaixar a marcação e ofereceu mais perigo ao gol de Fernando Prass com os contra-ataques. Dinei jogou bem, Kléber e Valdívia jogaram com inteligência. Novamente nosso vilão foi o fundamento "finalização".

Com o Vasco mais veloz no segundo tempo, ficou difícil criar já que o time agora gastava mais tempo e energia marcando o adversário. As chances de gol ficaram mais raras. Maikon Leite entrou bem no lugar de Dinei, que fez boa partida, mas pouco adiantou com a péssima atuação de Márcio Araújo. Com ele, a dinâmica pela direita não funcionou em momento algum, exceto nas subidas de Cicinho, que infelizmente não acertou um bom cruzamento durante toda a partida e ainda levou um amarelo por falta em Bernardo.

Luan pode não ter feito boa partida, mas foi dos seus pés que saiu a melhor jogada de ataque no primeiro tempo e o jogador deitou e rolou pela esquerda até as alterações de Ricardo Gomes surtirem efeito. Gerley subiu e marcou bem, jogo excelente do lateral.

Resumindo, de São Januário levamos de bom apenas uma melhora técnica de Valdívia e Gerley, com melhora no entrosamento, como se pode ver nos contra-ataques. O time saiu mais forte do Rio, mesmo sem os três pontos. Que isso sirva de lição para o elenco para a próxima rodada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário