terça-feira, 2 de agosto de 2011

14ª rodada: Palmeiras x Coritiba (Prévia)

Pedreira fora de casa
O Palmeiras pega o Coritiba fora de casa pela 14ª rodada do Brasileirão. Como mandante, a força do Coxa é impressionante. Dos sete jogos que disputou no Couto Pereira, venceu quatro e empatou um, contra o Internacional. Mas foi justamente a derrota para o São Paulo, com um jogador a menos desde o primeiro tempo, em que quase empatou um jogo que saiu perdendo de quatro a zero, é que mostra a verdadeira força do time dentro de casa.

Esquema: 4-2-2-2

Pontos Fortes

O craque
Quem viu os melhores momentos do último jogo do Coritiba pelo Campeonato Brasileiro contra o América-MG deve estar pensando que o melhor jogador do time é Marcos Aurélio. O craque do time, entretanto, pela fase que passa, é Bill, ex-Corinthians. Na última partida, o jogador fez dois lançamentos perigosos, dos quais um resultou em gol de Marcos Aurélio e ainda fez um gol. Tem boa movimentação, tem visão de jogo impressionante e atua como centroavante. Além de tudo isso, é o artilheiro do Coxa até o momento: 5 gols marcados.

Bons chutadores
Léo Gago, Marcos Aurélio, Bill, Rafinha... é extensa a lista de bons chutadores que transforma isso em uma das principais armas do Coritiba. Léo Gago é o destaque nesse quesito e pega bem na bola até de primeira. Atuando como segundo volante, chega sem muito esforço na intermediária e se não marcar, o chute é certeiro. Muita atenção da defesa e dos volantes para fazer o bloqueio.



Boa jogada aérea pela direita
Tanto Jonas quanto Eltinho já deram assistências no Brasileirão. Ambos chegam bem à linha de fundo e podem cruzar com qualidade. Maranhão, quando entrou na lateral direita também deu passe para gol de Marcos Aurélio. Além disso, Tcheco pega bem na bola e cobra os escanteios do time. Bill (principalmente) e Marcos Aurélio são bons finalizadores e o time não pode vacilar na bola parada.

Pontos Fracos

Sempre ela, a bola aérea
Impossível não citar a desorganização nesse quesito. Na 9ª rodada, Gilberto Silva, que não é tão alto, subiu mais que a defesa e marcou para o Grêmio. O time que dominou o Fluminense durante quase todo o jogo na 10ª rodada do Brasileiro não conseguiu segurar a pressão dos cruzamentos nos minutos finais da partida, de onde veio a jogada para o único gol do time carioca. Na 11ª rodada, 3x1 contra o América-MG, gol de Kempes. Adivinha de que jeito? Cabeceio. E só conseguiu balançar as redes após várias tentativas, sempre pouco marcado.

Jogos fora de casa deram a dica
Os mesmos volantes que tanto chutam a gol, e tão bem, também possuem defeitos. No quesito "desarmes", o Coritiba possui uma das piores médias no Campeonato. O Palmeiras é, até a presente rodada, o segundo melhor. Outro número que evidencia isso é a média de faltas cometidas por jogo, "fundamento" em que o Coxa ganha de qualquer time, figurando no topo da lista. Resumindo, o time não sabe marcar. Jogadas pelo meio podem ser uma boa, e com o retorno de Kléber e Márcio Araújo, que estavam suspensos, além da presença de Valdívia em campo, o Palmeiras pode aproveitar para tentar infiltrações pelo meio. O Grêmio fez isso muito bem, mas pecou nas finalizações, principalmente da jovem promessa Leandro. Ainda assim, ganhou a partida por 2x0.

Palpite
Uma estatística que o Coritiba possui de boa é o baixo número de bolas perdidas. Será o casamento entre o que menos bolas perde contra um dos melhores marcadores do campeonato. Apesar do ataque do Coxa finalizar muito, e finalizar bem, temos um dos melhores setores defensivos do país. Se a marcação encaixar, o time pode realizar o desarme e na sequência armar um contra-ataque rápido pelo meio, distribuindo a bola aos pontas. Uma boa atuação de Maikon Leite poderia ajudar muito. Valdívia vem em uma crescente, já quase em condições de aguentar 90' e só precisa reencontrar o bom futebol. Luan, sempre regular e extremamente rápido, caso acerte a pontaria, pode definir de novo. Lembro ainda que o Coxa lidera o número de faltas. Se as fizer na intermediária, temos Marcos Assunção. Toma muitos gols de bola aérea, e para isso temos Maurício Ramos, Thiago Heleno. O Coxa é extremamente forte em casa, isso é verdade. Mas se fizermos o primeiro gol, podemos desestabilizar o time, como fez o São Paulo.

Temos grandes chances de ganhar essa partida, chance pequena de empate e de sairmos derrotados.

Observação "Estatística"

Alguns times são muito fortes dentro de casa. É aquele caso em que a torcida "empurra" o time, alterando a motivação dos jogadores, fazendo diferenças qualitativas visíveis ficarem menos gritantes.

A persistência e a concentração do time aumenta, e com essas qualidades aumenta, consequentemente, o número de ocorrências das suas principais jogadas.

Claro que a qualidade dessas jogadas não se altera, os jogadores são os mesmos, com os mesmos defeitos de antes. Só aumenta a frequência com que ocorrem. Mesmo que percentualmente a chance de alguma delas dar certo seja a mesma, o tempo é limitado.

Se eles acertam 1 em 10 em determinada jogada, e conseguirem fazer as 10 ocorrências acontecer, uma delas vai entrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário