terça-feira, 14 de agosto de 2012

Brasileirão 2012: 17ª rodada (relacionados)

Relacionados
Palmeiras x Flamengo
15/08/2012
Brasileirão 2012

Goleiros: Bruno e Fábio
Laterais: Artur, Juninho e Fernandinho
Zagueiros: Maurício Ramos, Leandro Amaro, Román e Thiago Heleno
Volantes: Márcio Araújo, Marcos Assunção, Henrique e João Denoni
Meias: Valdívia e Patrik
Atacantes: Barcos, Obina, Mazinho e Betinho

Caso nada se altere em relação ao jogo anterior, a provável escalação seria (já descontados os desfalques e alterações dos dois lados) o 4-2-2-2 no quadro mais abaixo.

Um esquema interessante para jogar contra essa formação do time carioca (Dorival colocou o time no 4-3-3) seria o 4-3-1-2, para melhorar a cobertura dos laterais, já que os pontas do Flamengo são muito habilidosos e velozes (Thomas e Negueba). Como João Vítor não joga, vamos ter sufoco pela lateral direita, na disputa entre Artur e Thomas. Dorival Júnior também tem feito um acerto defensivo, onde os pontas recuam acompanhando laterais e volantes que atuem em sua área para recompor o meio-campo.

Um ponto fraco desse "Novo Flamengo" são as laterais, que não possuem muita cobertura. Destaque negativo para Ramon, que defensivamente é bem fraco. Renato Abreu e Ibson apoiam bastante o ataque - inclusive Luiz Antônio - e as laterais ficam bastante expostas. Léo Moura não tem subido tanto ao ataque e é mais "rodado". Esse era jogo para o Maikon, mas ele está no DM. Artur é muito mais lento que Cicinho, então pode-se dizer que perdemos toda a velocidade que tínhamos pela direita.

Time no 4-2-2-2 da última partida. Patrik (dando cobertura a Artur e fazendo o apoio pela direita) e Obina (dando assistências para Barcos ou finalizando) podem ser decisivos. Um problema defensivo pode ser a cobertura de Juninho no contra-ataque do Flamengo

Outra variação diante do Flamengo poderia ser o 4-2-3-1: possui uma certa cobertura pela direita e ainda não expomos muito o flanco esquerdo nos contra-ataques, já que Mazinho tem fôlego para marcar por aquele lado.


Um comentário: