quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Verdão 2 x 0 Atlético Sorocaba

Galera, infelizmente não postarei o pós-jogo completo hoje por problemas oftálmicos. Mas consigo postar algumas considerações.



Kleina deixou de lado o 4-3-3 utilizado nas últimas partidas e partiu para o esquema de 3 volantes e um meia. O resultado foi um toque de bola mais preciso no meio campo, melhor posse, chances mais consistentes. O sistema poderia ter rendido um pouco mais se a atuação de Patrik Vieira - que não é armador, diga-se de passagem, mas um meia atacante - fosse um pouco mais produtiva. O problema é que Valdívia teve uma coxitis carnavalis e não pode comparecer.

Sobre as atuações, vamos aos fatos.

Fernando Prass foi excelente durante a partida, mesmo que pouco acionado. Não é à toa que foi o líder em defesas difíceis da edição do Brasileirão do ano passado. Muito seguro.

A atuação dos laterais foi bem arroz com feijão. Ayrton pouco apoiou - mesmo com o Atlético forçando pelo lado dele no primeiro tempo com o Jorge Preá, sem sucesso - e não mandou bem nas bolas paradas. Juninho subiu mais, mas o custo benefício não foi nada excepcional. Mesmo com participação no primeiro gol, no segundo tempo o Atlético sobrou nas costas dele. Óbvio que a entrada  Souza no lugar do Wesley contribui, já que o jogador atuou bem mais avançado pela esquerda que o camisa 11 alviverde.

A zaga mandou bem. Henrique foi excelente mesmo jogando pela direita, não comprometeu e ainda apoiou muito bem à frente, marcando um gol e dando uma quase-assistência para Maikon Leite. Maurício Ramos pela esquerda não comprometeu, foi seguro nos desarmes e pelo alto.

Dos volantes, destaque para Denoni, que foi muito bem na partida, desarmando e passando bem a bola, sempre seguro, e novamente Márcio "Corpo Fechado" Araújo. O camisa 8 teve outra ótima partida, apoiou bem tanto na defesa quanto no ataque, além de marcar o primeiro gol. Quanto a Wesley, nádegas a declarar. O fato de estar jogando pela esquerda o prejudica, sim, mas de longe não é motivo para atuar tão mal. Impressiona o downgrade de uns tempos pra cá. Tomara que retome o bom futebol.

Na meia, Patrik Vieira não foi bem. O cara não é armador, mas meia atacante. Entretanto, hoje estava um pouco desentrosado com o resto da equipe, não levou perigo ao gol adversário nem deu passe para gol. É bom jogador, mas hoje quase não apareceu. Pensei que o Kleina fosse tirá-lo para a entrada de Vinícius, mas quem acabou saindo foi Maikon Leite. Se o esquema for mantido e o tal do Ronny mandar bem centralizado, fico na dúvida se permanecerá atuando pelo meio. O garoto tem velocidade e Kleina pode botar ele como opção pelos lados do campo. Com a entrada de Vinícius, Patrik foi fazer a ponta direita.

Finalizando, gostei da dupla de ataque. Barcos, mesmo sem marcar, teve a categoria tradicional no pivô, armando pelo lado esquerdo - deu aquele passe magistral pro Juninho no lance do primeiro gol - e botou a galera do Atlético na roda. O cara é foda.

Maikon foi ótimo na partida, vale a pena elogiar. Meteu  bola na trave, deu assistência pra gol e quase deixou o dele duas vezes (uma no lance do primeiro gol, a outra na bola que recebeu de Henrique). Noite boa do jogador que pode evoluir ainda mais. Repito, se ele fizesse um ajuste fino nas finalizações, seja na pontaria ou na malícia no momento final, à exemplo de seu companheiro de ataque, seria o jogador ideal para acompanhar o argentino na temporada. Até onde sei, o Kléber que está chegando do Porto tem características semelhantes à do melhor jogador da equipe. Só não sei se dribla tão bem quanto, acho difícil. Se assim for, não é impossível, mas acho difícil os dois atuarem juntos.

Só mais uma observação
Acho ótimo ver o Araújo marcar gol de novo, assim como o Henrique. Um bom ataque coletivo não é feito somente por gols de atacantes e meias, mas também de volantes, zagueiros e até laterais. Da mesma forma que até os pontas têm que ajudar na defesa, acompanhando por várias vezes os laterais, também esses jogadores que não compõem o ataque tem o dever de apoiar na frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário