domingo, 16 de dezembro de 2012

Lições (por Newton Sgobbi)

Comentário do amigo palestrino Newton Sgobbi, vale a pena ler. Trata-se de uma reflexão que todos deveríamos fazer nesse momento...

"Amigos Palmeirenses:

Acredito que já expressei aqui o que eu penso daquele time preto-e-branco várias vezes, então tenho isenção total para traduzir meu sentimento agora.


Independente da ajuda governamental, do jogo de influências, das sacanagens mil, das arbitragens, em um ano apenas, (mais um fato para marcar a gestão maledeta de uma pessoa ridicula, incapaz e tosca como B1 e seus pares) o nosso maior rival não apenas empatou em conquistas internacionais (Libertadores) como conseguiu aquilo que tinhamos absolutamente na mão 13 anos antes, e conseguimos perder. Inveja ? Jamais. Lições ? muitas:


1. Casa dividida não subsiste. Enquanto eles (sabe-se lá como) acabaram com todas as divisões internas, e foram unidos para o ano da redenção, nós continuamos divididos e ainda aprofundamos algumas chagas internas (influencia do Mustafa ainda pós-2002).

2. Reconhecer que está por baixo. Não quero aqui comentar o adversário, mas sim o nosso clube: voces acham que estamos fazendo isso ? que admitimos o fundo do poço ? Não !! Só busca a cura quem reconhece que está doente. Não apenas a besta humana cogita se reeleger como chega a dizer absurdos como que temos o 5º elenco do país. Um louco, retardado, autista.
3. Craques são bons mas um elenco é melhor. Herói do titulo veio do "tradicionalíssimo" futebol peruano, deve ter sido contratado por menos de um mês de salário de um tal chileno que adora banheiras cheias de vagabundas, e desrespeita quem lhe paga o salário simulando (ou pelo menos não se esforçando para evitar) contusões mil, além do mal comportamento em campo que custa partidas de suspensão. Quem são os craques do gambá ? Nenhum. Mas um elenco nota 7,5 unido ganha qualquer coisa.
4. Apostar no trabalho, trabalho, trabalho. Nós mesmos nos divertimos à valer com o Tolima day. Valeu. Mas eles tiraram lições daquilo. Deve ter doido muito. A recompensa pela manutenção do plano de ação, técnico e jogadores, deu no que voces estão escutando hoje.
5. A força da marca. Com toda a isenção, não acho em hipótese alguma a marca "Palmeiras" inferior à SCCP. Se somos inferiores em volume (sem dúvida), é notório que o Palmeiras é um nome ligado essencialmente à classe média, sem aspectos negativos associados à marca (vandalismo, ajudas, vista grossa das autoridades e favorecimentos). Somos mais "limpos" sem nenhum preconceito associado, isto é fato. Mas, sempre tem um mas, o trabalho de mktg realizado por eles, de expansão, penetração e visibilidade da marca é fenomenal. Não tem termos de comparação conosco porque simplesmente não existe o nosso, somos literalmente zero. Um momento excepcional de partida e recomeço surge agora. Primeiro, desvincular a marca da série B. Sim, isto é possivel e necessário. A nossa torcida aceitou isto como um peso à carregar de forma irrefutável, e não é ! No primeiro semestre, disputaremos Paulistão e Libertadores em igualdade de condições (regulamentares, não de elenco) com todos os demais. No segundo semestre, entraremos na CB em condição favorável. Em termos puramente técnicos, podemos estar no Marrocos para a disputa do título mundial, em 12 meses, o rebaixamento não nos privou disso. Claro que não acontecerá, não porque sou pessimista, mas porque nossa direção, inclusos os candidatos de oposição, não têm qualquer visão de grandeza e de futuro. Ainda se discutem nas alamedas palmeirenses as benesses dos conselheiros. É isto que nos derrota, não o adversário do outro lado do gramado. A lição 5 é a recuperação da auto-estima, do valor e da visibilidade da marca. Mas como eu costumo dizer. A luta é imensa, pois começa dentro de casa !!

Jamais torci para eles. Jamais torcerei. Mas ao contrário de muitos torcedores (deles e nossos) eu tenho auto-crítica e sei reconhecer um resultado. Maracutaias, cbf e arbitragens favoráveis sózinhas, não fazem um time campeão.


Agora imaginem o tamanho da nossa jornada: Jogando limpo, sem apoio federal, nem da midia, e ainda precisando vencer primeiro as divisões internas.


Será uma guerra longa, de muitas batalhas.

Mas o sabor da vitória será muito mais gostoso !
Feliz século 21, Palmeirenses espalhados pelo mundo.

Um abraço !"

5 comentários:

  1. Amigos, onde se lê "espressei", leia-se "expressei". Obrigado, Newton.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Amigo, mantidas as condições (texto sem cortes e modificações), e achar que vale a pena, fique à vontade.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir