segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Fatos relevantes!

Muitos (?) se devem perguntar porque a gente não escreve sobre a política no clube. Sou direto: leiam o título do blog.

Entretanto, há momentos em que fatos relevantes acontecem e precisamos nos manifestar. Duas ocorrências em especial aconteceram recentemente: a saída de Marcos Assunção e a demora na reapresentação do "Mago", como assim gosta de ser chamado.

Acho que ele tá apontando pro Tirone agora


1. Saída de Marcos Assunção: Perdemos um líder e exímio batedor de faltas. A única coisa que podemos dizer é obrigado. Obrigado por ter sido tão decisivo em tantas ocasiões, em ter livrado o rabo da diretoria em tantos momentos em que o coletivo não era suficiente e precisava brilhar a individualidade. Como dizia Casillas, "Necesito suerte ante Assunção" (aqui e aqui). Engraçado que no site da Fifa tem o adendo "um pouco". Estranho, não?

No curto prazo: perdemos um líder, um cara que motiva o time nos momentos de baixa e que é extremamente importante no vestiário. Mas o time não é apenas um cara e geralmente diversas lideranças coexistem. Henrique, Bruno e outros podem ser esses caras. Perdemos também um cara decisivo, que não amarela, desequilibra jogos equilibrados, clínico nas cobranças de bola parada e que pode nos fazer falta na hora de cobrar uma falta. Irônico, não?

No longo prazo, isso forçará inevitavelmente o desenvolvimento do jogo coletivo da equipe, o que pode ser benéfico sob diversos aspectos, até para a filosofia do time. Uma grande equipe sempre preza pelo trabalho coletivo acima das individualidades, mesmo que em certos momentos ela possa - e deva - aparecer. Messi, por exemplo, poderia pegar a bola e sair driblando meio mundo o tempo todo (coisa que ele até faz e melhor do que ninguém) mas geralmente não é o que acontece. Na temporada 2011-12, pegando uma formação comum do Barça, temos em média 780 (totais, não corretos) passes por partida (utilizando dados do WhoScored.com). Segundo números do Datafolha (clique aqui), o Verdão no Brasileiro de 2012 deu em média 280 passes por partida. Qualquer pessoa que gosta de futebol acharia exagerado comparar qualquer time com o Barça, portanto vamos pegar dois outros times que também tem por característica o jogo de passes: Borussia Dortmund e Manchester City fecharam a temporada passada, em suas principais formações, com aproximadamente 465 e 488 passes em média, por partida. Quem gosta de estatística pode  brincar a vontade.

Outro ponto é que Assunção também era criticado por ser lento, marcar pouco e deixar espaços importantes para os adversários, principalmente quando jogava pela esquerda. O que podemos dizer é que qualquer treinador que o selecionasse estava ciente disso - o que é mais do que óbvio, o homem tem apenas 36 anos! O que podemos ganhar nesse quesito é um pouco de velocidade e marcação no meio-campo. Uma coisa é clara: se o Kid era ou não era um exímio marcador, não podemos reclamar era da entrega dentro de campo, sempre dedicado.

Concluindo, só temos a agradecer, mas a vida continua sem Assunção. Precisamos seguir adiante, olhar adiante e isso não pode nos abalar. Seremos eternamente gratos ao grande profissional que passou pelo clube. Kid Eterno!

2. Reapresentação de Valdívia: é a velha história. Pode ser bom de bola, se desculpar em público, dizer que não quer sair, que gosta do time, mas o fato é que quase nunca está em campo e está sempre se metendo em confusão. Tirem suas próprias conclusões. De novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário