segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ajuste Ofensivo!

Tabela do Brasileirão até 13ª rodada



Em um campeonato de pontos corridos, não há segredo, basta olhar para a tabela acima. Tende a ganhar quem melhor saldo de gols tiver, ou seja, quem conseguir equilibrar ataque e defesa, marcar o máximo de gols concedendo o mínimo. A cara do cliente não conta.

Se você não acredita nisso, basta olhar o gráfico abaixo:

(clique para ampliar)

Bolinha verde = Gols Pró
Cruz vermelha = Gols Contra
Retângulo azul = Saldo de Gols
Eixo Horizontal (X) = Posição na tabela
Eixo Vertical (Y) = Gols

Observem bem as linhas de tendência. Quanto maior for o número de Gols Pró (bolinha verde), melhor a posição na tabela. Quanto maior for o número de Gols Contra (cruz vermelha), pior a posição na tabela. A informação que incorpora os dois valores (Gols Pró e Gols Contra) é o Saldo de Gols (retângulo azul). Quanto maior ele for, melhor a posição na tabela.

Levando-se em consideração os números acima, podemos tirar várias pequenas conclusões - mesmo que de alcance limitadas, dado que o campeonato encontra-se na sua 14ª rodada (13 rodadas finalizadas).

Considerações gerais - times com SG no"verde"
A supremacia do Atlético nessas 13 rodadas iniciais é visível. Outro que tende a subir é o Fluminense, ligeiramente melhor que o Vasco nos dois critérios (GP e GC), assim como o Internacional. Grêmio tem bom aproveitamento, mas peca na parte estratégica fora de casa: ou perde, ou ganha, basta ver o número de empates (0). Se dentro do Olímpico, o aproveitamento até o momento é de 83%, fora dele são de módicos 43%. Cruzeiro não tem um grande ataque, sofre muitos gols, o que indica que tem vencido pelo placar mínimo (ou vitória por um gol de diferença) e tende a ser ultrapassado pelo Internacional. O ataque do São Paulo está entre os melhores, principalmente pelas últimas rodadas - em apenas 3 jogos, 9 gols marcados - o que não o impede de ter uma das piores defesas entre os 10 primeiros colocados - últimos 3 jogos, 5 gols sofridos. Se sanar seus problemas defensivos, pode deslanchar no campeonato. O Botafogo tem números bem parecidos aos do São Paulo, com seu bom ataque em declínio (nos últimos 3 jogos marcou apenas 1 gol) e problemas defensivos. Ou seja, tende a cair na tabela, caso seus problemas defensivos não forem resolvidos. Quanto ao SCCP, o último time com saldo de gols no "verde", não apresenta nenhuma grande diferença quanto ao Palmeiras. Com os mesmo número de gols marcado que o nosso time, só está acima na tabela por não ter tomado tantos gols.

Menção Honrosa
O Coxa apresenta este ano uma performance parecida com a de 2011. Dono do segundo melhor ataque da competição, o time poderia facilmente figurar entre os primeiros colocados. Isso seria facilmente possível, caso o time não tivesse a pior defesa de todo o campeonato. Culpa da Copa do Brasil?

Quando surge o Alviverde imponente...
Se olharmos o saldo de gols, somos levados a pensar que os gols contra são o vilão da história alviverde até o momento. É certo que fazem parte da história, mas é preciso ver o tamanho do ajuste a ser feito nos dois setores e, olhando os dados, o setor ofensivo certamente é o que precisa de ajuste maior.

O Cruzeiro tomou 14 gols no campeonato - apenas 2 a menos que o Palmeiras - e encontra-se em uma confortável 5ª posição. O São Paulo, com o mesmo número de gols sofridos que o Verdão, está em 7º e o Botafogo, com apenas 1 a mais, em 8º. A Ponte, com o mesmo número de GC do Botafogo, aparece em 9º.  Uma amostra razoável de times que possuem número de gols contra em nível parecido ao do Verdão e que encontram-se em posição melhor na tabela.

Comparando o número de gols pró (GP) dos times citados acima com os do Palmeiras, temos a seguinte diferença (Cruzeiro, SPFC, Bota e Ponte): +4, +8, +9 e +3. Portanto, é evidente que o ajuste ofensivo é maior e mais significativo que o defensivo. O número de gols marcados pelo Verdão é praticamente a metade dos gols marcados pelo Atlético (12 gols a menos).

É claro que por mais que o "ajuste" na parte defensiva seja menor que o da ofensiva, não significa que tem menor importância. Ter uma defesa sólida é importantíssimo em qualquer clube. Só que Felipão sabe como montar defesas sólidas. Portanto, fazer mais gols ganha destaque especial nesse contexto.

Como o treinador resolverá este problema, não faço a mínima idéia. A janela de transferências se fechou, mais de 7 jogos se passaram. Espero somente que Daniel Carvalho ganhe ritmo e volte a ter bom rendimento, que Obina tenha a mesma presença de área de Barcos, que Juninho volte logo, Valdívia, Kid... coisas que todo palmeirense espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário